Agendar Auxílio Doença – Confira como fazer o seu agendamento!

Agendar Auxílio Doença – Confira como fazer o seu agendamento!

A fim de saber como usufruir do auxílio doença, é importante entender seu conceito, suas condições e, não menos importante, saber como Agendar Auxílio Doença. O processo é bastante simples e poder ser realizado de duas maneiras, que serão exploradas a seguir.

Auxílio Doença

Auxílio doença é um benefício cedido a todos os profissionais que se cadastram no MEI (Microempreendedor Individual). Para recorrer a isso, o indivíduo precisa comprovar que é portador de alguma doença. Ou então, que sofreu algum acidente que o impeça de exercer seu trabalho.

Se a avaliação médica confirma tal condição, recebe-se um valor mensal, pago pelo INSS pelo período determinado pelo laudo médico. É importante ficar atento ao prazo. O auxílio doença deve ser solicitado em até 30 dias depois que a avaliação médica valida o pedido do benefício.

Publicidade

Agendar Auxílio Doença

Agendar Auxílio Doença
Agendar Auxílio Doença – Veja como fazer o seu!

A fim de solicitar o auxílio doença conferido ao MEI, é preciso comprovar a falta de condições para trabalhar por meio de um laudo médico – sem esse documento, o benefício é negado. Portanto, o primeiro passo é marcar a perícia na página “Meu INSS”.

Logo após o preenchimento dos dados cadastrais, é aberta uma conta que facilita o agendamento online da perícia, o que pode ser interessante para aqueles que, por alguma razão, não podem ir até a agência para ter data e horário de atendimento determinados.

Perícia INSS pela Internet

Agendar a perícia do INSS pela Internet é a forma mais rápida e prática de agendar o auxílio doença, já que essa opção isenta o beneficiário de filas e anula o tempo de deslocamento até a unidade de avaliação médica.

Publicidade

No entanto, para seguir com o agendamento online, o profissional precisa ter em mãos todos os laudos que afirmam seu direito de solicitação do auxílio doença. Uma vez na página do INSS, o beneficiário deve:

  • Confirmar o acesso ao digitar os caracteres de segurança;
  • Selecionar estado, cidade e bairro da agência do INSS na qual gostaria de passar por atendimento;
  • Realizar o preenchimento correto do requerimento;
  • Separar todos os documento indicados para não invalidar a visita agendada no INSS.

Agendamento na Agência

O MEI também pode optar por se dirigir até a agência do INSS mais próxima para agendar o auxílio doença. Essa opção é comumente preferida por pessoas que não possuem acesso à Internet ou porque simplesmente não se sentem confortáveis e fazem questão de cuidar do agendamento “à moda antiga”.

Alternativamente, é oferecido aos profissionais o agendamento por telefone – basta ligar para o número 135 e seguir as orientações passadas durante a ligação; ou o agendamento pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android no Google Play e para iPhone no Apple Store.

Publicidade

Independentemente da forma com a qual o agendamento é feito, quem solicitar o agendamento para o benefício não pode falhar com a perícia por não levar:

  • Um documento com foto;
  • O número do CPF;
  • Comprovantes de pagamento ao INSS;
  • Laudos médicos e adicionais como atestados, resultados de exames, relatório elaborados por médicos especializados.

Realize o agendamento da perícia junto ao INSS para desfrutar do seu direito de auxílio doença por MEI.