Aposentadoria 2019 – Quem tem direito?

Aposentadoria 2019 – Quem tem direito?

Aposentadoria 2019 – No ano de 2017 e 2018, o ex-Presidente Michel Temer deu início à possível Reforma da Previdência. Essa decisão foi tomada, devido aos altos gastos do INSS com aposentadorias, auxílios e afastamentos, de pessoas que não precisavam receber esses benefícios ou que não atendiam aos requisitos mínimos

Assim, o Governo Federal viu a necessidade de estabelecer novas regras à aposentadoria, e demais benefícios pagos pela Previdência Social.

Isso não somente afetam os trabalhadores que já contavam com a aposentadoria. Assim como também na mudança do tempo de serviço para dar entrada no INSS. Portanto, saiba quem tem direito a se aposentar em 2019!

Veja também como consultar o Extrato INSS!

Tipos de aposentadoria proporcional: como era, como ficou

Aposentadoria

Primeiramente vamos detalhar sobre os tipos de aposentadoria e as suas particularidades. Em fevereiro deste ano (2019) o Congresso Nacional recebeu a proposta da Reforma da Previdência de maneira oficial, do novo Governo do Presidente Jair Bolsonaro. A aposentadoria dos cidadãos foi afetada porque até então, todos podiam dar entrada depois de contribuir ao INSS por mais de 50 anos.

Existem cinco tipos de aposentadorias:

  • Tempo de contribuição normal: essa forma de apuração do tempo de contribuição, foi alterado pelas novas regras aposentadoria. O cidadão paga o INSS por um determinado tempo. Que antes era de 85 anos às mulheres, e 95 aos homens. Gradativamente esse tempo vai aumentar para 90 anos às mulheres e 100 anos aos homens.
  • Tempo de contribuição – situações especiais: nesses casos, são feitos cálculos específicos sobre as contribuições de pessoas que trabalharam em condições insalubres ou perigosas. Assim, sendo possível dar entrada em sua aposentadoria com 15, 20 ou 25 anos de pagamentos à Previdência.
  • Comprovação de 180 meses de trabalho: esse é um dos requisitos a fim de conseguir a aposentadoria proporcional ao tempo de serviço.
  • Pessoas com deficiência: a idade mínima a esse grupo de pessoas é de 60 anos e 55 às mulheres.
  • Aposentadoria por invalidez: é concedida aos cidadãos que devido a algum acidente de trabalho, passaram a apresentar condição de invalidez e precisaram se aposentar.
  • Professores: os profissionais da educação precisam comprovar 30 anos de tempo de serviço (a homens), e a mulheres 25 anos.

Veja aqui como funciona a Aposentadoria Especial!

Onde consultar o tempo de contribuição individual – INSS

A fim de saber se é possível dar entrada no processo da aposentadoria ainda em 2019, e conferir o tempo de contribuição, o cidadão pode acessar o site do meu INSS.

Logo depois, efetuar login informando os dados pessoais e fazer o cálculo online. Ou então, comparecer à agência do INSS portando o os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Guias do INSS pagas.

Lembrando que os autônomos, profissionais liberais e independentes podem contribuir mensalmente com guias individuais a fim de acelerar o processo da aposentadoria. A contribuição ao INSS é uma segurança a mais aos brasileiros. Mas é preciso muito planejamento para não sobreviver somente com o salário da aposentadoria.

Veja aqui tudo sobre o Portal Meu INSS!

Deixe um comentário