Aposentadoria Por Idade

Aposentadoria Por Idade

Na Aposentadoria Por Idade, as mulheres têm que ter 60 anos e os homens 65 anos. Contudo, só, a idade não é o suficiente. Sendo assim, você também precisa ter contribuído por pelo menos 15 anos na Previdência.

Aposentadoria por idade valor

O valor da aposentadoria, que será recebida, irá depender do tempo de contribuição. Assim, que precisa valer pelo menos 85% da aposentadoria integral. Ao alcançar os 15 anos necessários, acrescenta-se 1% a cada ano. Dessa forma, a fim de ter a aposentadoria integral precisa de 30 anos de contribuição. Além disso, a aposentadoria por idade não permite o recebimento de mais do que o valor integral.

Mas, não ache que vai receber o valor igual do seu salário como trabalhador. Uma vez que a aposentadoria é calculada, considerando a média dos seus maiores salários durante a sua contribuição, a partir de julho de 1994, descontando os 20% valores menores.

Publicidade

Veja aqui tudo sobre a Aposentadoria Especial!

Aposentadoria por idade 2019

Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade, o trabalhador pode dar entrada no pedido, se tiver no mínimo 65 anos, se for homem ou 60 anos se for mulher. Os trabalhadores rurais e servidores públicos possuem o benefício do desconto de 5 anos, onde o homem se aposenta com 60 e as mulheres com 55 anos. Mas, em todos os casos, é preciso 180 meses de contribuição, ou seja, 15 anos.

Aposentadoria híbrida

Existe, ainda, a possibilidade de unir os trabalhos dos períodos urbanos e rurais.

Veja mais sobre a Aposentadoria Hibrida aqui!

Como dar entrada na aposentadoria por idade 2019

A sua aposentadoria pode ser requerida totalmente online, sem ter que ir ao INSS. Basta ter ao aplicativo “Meu INSS”.

Publicidade

A fim de solicitar a sua aposentadoria, entre no portal Meu INSS, e vá no ícone “Aposentadorias Urbanas”, ou faça o cadastro no botão “Cadastre-se”. Logo depois, é só fazer o seu cadastro e, se for necessário um comparecimento, vá até a agência do INSS indicada.

Veja aqui tudo sobre o Portal Meu INSS!

Documentos: RG; CPF; Documentos a fim de comprovar contribuição previdenciária, como carteiras de trabalho, carnês, certidão de tempo de contribuição, etc.

Obs.; Para a aposentadoria rural a presença no INSS é obrigatória.

Publicidade

Idade Mínima

A idade mínima foi adotada a fim de impedir aposentadorias precoces, só por contribuição. Assim, a aposentadoria pode acontecer na casa dos 50 anos.

Isso, também, auxilia a impedir problemas que surgem com a mudança na pirâmide etária brasileira, com a expectativa de vida cada vez maior e pessoas cada vez menos jovens em idade de trabalho. Aumenta o tempo de os aposentados receberem a aposentadoria e reduz o número de trabalhadores que financiam a Previdência.

Reforma da Previdência

A proposta da Reforma da Previdência é a trabalhadores privados, servidores públicos e trabalhadores rurais se aposentem só por idade. Mas, ainda, com a aposentadoria especial.

A idade a trabalhadores de empresas privadas e funcionários públicos mudaram de 62 anos a mulheres e 65 anos a homens. No caso dos professores e trabalhadores rurais a idade será de 60 anos aos dois sexos.

A contribuição mínima ao INSS é agora de 20 anos e a cada ano, acrescenta-se 2% chegando aos 100%.

Veja aqui mais sobre a aposentadoria!