Benefícios INSS

Benefícios INSS

Para um segurado, seja ele aposentado ou pensionista, os benefícios INSS são de suma importância, já que são os recursos com que essa pessoa irá se manter durante um determinado período ou pelo restante de sua vida.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são esses benefícios, quem pode solicitá-los e qual a sua cobertura. É o seu caso? Você também tem dúvidas sobre os benefícios INSS?

Então esse texto é para você. Uma vez que vamos explicar tudo o que é preciso saber sobre esses benefícios. Portanto, confira.

Publicidade

Benefícios INSS – O que são?

Benefícios INSS

Os benefícios INSS são remunerações pagas pelo INSS a aposentados e pensionistas que se encaixam a determinadas regras estabelecidas pela Previdência Social.

O valor desses benefícios varia conforme a contribuição feita pela pessoa. Além disso, pode ser tanto equivalente ao salário mínimo vigente como alcançar o teto da autarquia federal. Assim, que gira em torno de pouco mais de cinco mil reais.

Veja aqui tudo sobre o LOAS!

Quais são os benefícios do INSS?

Aposentadoria por tempo de contribuição

Esse benefício é pago aos cidadãos que tenham trabalhado e contribuído à previdência social durante 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres).

Publicidade

Aposentadoria especial por tempo de contribuição

Aos brasileiros que atuam em profissões onde há o contato frequente com agentes que coloquem sua saúde em risco existe a possibilidade de pedir a aposentadoria especial por tempo de contribuição.

Desse modo, o tempo de contribuição é reduzido, podendo ser de 15, 20 ou 25 anos. Dependendo do agente nocivo a que a pessoa manteve contato. Sendo assim, são considerados agentes nocivos produtos químicos, calor ou ruídos excessivos.

Veja aqui mais sobre a Aposentadoria Especial!

Aposentadoria por idade urbana

Esse benefício é pago aos brasileiros que comprovem 180 contribuições e idade mínima de 65 anos de idade (a homens) ou 60 anos (às mulheres).

Publicidade

Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade

Os brasileiros portadores de deficiência podem solicitar a aposentadoria por idade. A fim de obter o benefício é preciso comprovar o pagamento de 180 contribuições, feitas na condição de pessoa com deficiência, e ter 60 anos (homens) ou 55 anos (mulheres).

Aposentadoria por invalidez

Benefício pago aos brasileiros que estão incapazes de trabalhar e além disso, também não possam exercer outra profissão remunerada.

Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição

Benefício pago aos cidadãos com deficiência. A fim de obtê-lo, é necessário ter contribuído durante, no mínimo, 180 meses, nesta condição.

Aposentadoria por tempo de contribuição do professor

Benefício pago aos professores que atuaram na Educação Básica. É preciso contribuir 30 anos, para homens, ou 25 anos, para mulheres.

Veja aqui tudo sobre a aposentadoria em 2019!

Auxílio-doença

Benefício pago aos segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar.

Saiba mais sobre o Auxílio Doença aqui!

Auxílio-reclusão

Benefício pago aos dependentes do segurado que tenha sido preso em regime fechado ou semiaberto. A fim de que o auxílio seja pago, é importante que o preso não esteja recebendo salários ou outros benefícios.

Pensão por morte

A pensão por morte é benefício pago aos dependentes e ao cônjuge de segurado que tenha falecido. O valor é pago também em caso de desaparecimento, logo após a morte ter sido declarada judicialmente.

Salário maternidade

Valor pago à mãe logo após o nascimento da criança ou após a adoção de uma criança.

Como consultar os benefícios INSS?

Os segurados que gostariam de saber se suas solicitações foram atendidas podem consultar benefício INSS via internet. Para consultar benefício basta acessar o site INSS Dataprev e fornecer seus dados pessoais.

Depois de preenchidas as informações, basta clicar em visualizar. A situação dos benefícios será exibida na tela.

Veja aqui como funciona o Portal Meu INSS!