FGTS 2019 – Faça o Saque – Liberação Para as Contas Ativas e Inativas!

FGTS 2019 – Faça o Saque – Liberação Para as Contas Ativas e Inativas!

O Governo federal fará a liberação do FGTS 2019 Contas Ativas e Inativas.

Saiba tudo aqui e como consultar seu saldo.

Liberação do FGTS

O Ministro da fazenda Paulo Guedes e mais recentemente o presidente Jair Bolsonaro informaram que o Governo Federal fará a liberação do FGTS tanto de contas ativas como inativas, após aprovação da Reforma da Previdência.

Publicidade

Semelhante ao que ocorreu no governo de Michel Temer em 2017.

Brasileiros que tinham trabalhado com carteira registrada, mas que na época da demissão não retiram o valor ao FGTS anteriormente aquele ano puderam fazer o saque.

Agora em 2019 isso pode acontecer, no entanto com a diferença de que o valor referente Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderá ser liberado também para pessoas que não foram demitidas.

Publicidade

Essa medida tem o objetivo de impulsionar a economia e fazer a retomada do crescimento para o país, após a Reforma da Previdência que já foi aprovada, contudo ainda passa por “ajustes”.

DICA: Veja como fazer seu agendamento no INSS!

Saque do FGTS 2019

Contas Ativas e Inativas

Todos os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, basquete, etc.) tem direito ao FGTS, desde que exercem alguma função conforme CLT.

Publicidade

As contas são consideradas ativas enquanto o trabalhador ainda presta serviço para uma empresa ou um empregador individual, depósitos mensais são feitos nela.

Ao termino das atividades empregatícias essas contas passam ser inativas.

Força para a Economia

O motivo para essa mudança é aquecer a economia. De acordo com Guedes:

“Ajuda (falando da Economia). O problema é que se você abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três, quatro meses porque liberou, depois afunda tudo outra vez. Mas na hora que você fizer as reformas fundamentais, e aí sim você libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria. A bateria está parada, você dá a chupeta, mas tem a certeza de que o carro vai andar.”

O presidente Jair Bolsonaro na Argentina também confirmou a intenção da liberação do FGTS 2019 Contas Ativas e Inativas e PIS-Pasep.

O presidente ainda comentou antes de embarcar para o Brasil que:

“[O anúncio] está previsto para essa semana isso. É uma injeção, uma pequena injeção na economia e é bem-vindo isso aí porque começa a economia, segundo especialistas, a dar sinal de recuperação pelos sinais positivos, em especial, também, que estão vindos do parlamento”.

Aproveite todos os benefícios do INSS! Confira Aqui!

Quem poderá sacar o FGTS?

Como dito, todos os trabalhadores que prestaram ou ainda exercer uma atividade com registro em carteira deve possui uma conta do FGTS.

Até agora o saque apenas foi permitido de contas inativas.

O trabalhador pode sacar o valor que foi depositado apenas em condições especiais. Como, por exemplo, demissão sem justa causa, após se aposentar por idade, estar com alguma doença terminal entre outros.

Com as novidades informadas pelos ministros Paulo Guedes e presidente Jair Bolsonaro esses requisitos se modificaram e devem ser mais fácil para trabalhador conseguir fazer a retirada do FGTS 2019 contas ativas e inativas.

PIS PASEP também serão liberados?

Assim que anunciado a possibilidade da liberação do FGTS 2019 contas ativas e inativas o ministro Paulo Guedes disse “Vamos liberar PIS/PASEP, FGTS, assim que saírem as reformas.

Semelhante ao que acontece com o FGTS o PIS/PASEP é liberado em condições especiai. Assim, essas regras mudaram junto com o novo regime do FGTS.

Consultar seu Saldo FGTS

Independente de ter uma conta ativa ou inativa se você está trabalhando ou já trabalhou registrado pode ter algum dinheiro depositado em sua conta do FGTS.

Para obter essa informação, você tem 3 alternativas no momento, consultar o site da Caixa, ir a uma agência ou correspondente do banco da Caixa ou em uma lotérica.

  • Pela Internet: se você tem cartão cidadão e senha basta acessar o site da Caixa. Insira o número cartão e se for o primeiro acesso clique em Cadastrar senha. Preencha as informações. E depois de fazer a senha da Internet, abra sua conta e confirme as quantias que poderá receber do FGTS.
  • Na agencia/correspondente bancário: nesses locais você consegue verificar o extrato da sua conta com o cartão Cidadão e senha no autoatendimento também. Caso não tenha leve o carteira de trabalho e obtenha as informações no atendimento presencial.
  • Nas lotéricas: as lotéricas também estão aptas a verificar seu saldo do FGTS 2019 contas inativas e ativas. Contudo, apresente com seu Cartão Cidadão, senha e um documento com foto em bom estado.

Não fique de fora, acompanhe aqui as notícias do governo e aproveite para sacar seu FGTS 2019!

Se preferir, confira tudo sobre a Reforma da Previdência aqui!