Perícia INSS

Perícia INSS

Você já ouviu falar em perícia INSS? Essa avaliação médica é feita nos casos em que uma pessoa necessita de algum benefício da previdência social, relacionado à incapacitação da mesma, como o auxílio doença e o auxílio acidente.

Essa perícia é obrigatória, pois apenas dessa forma o INSS poderá constatar que você necessita de algum auxílio proporcionado pela instituição, e assim liberará todos os benefícios nos quais tem direito.

Atualmente, para realizar essa perícia é necessário realizar um agendamento, devido à grande quantidade de pessoas que desejam fazê-la.

Publicidade

Mas, você não sabe como realizar esse agendamento, e nem como funciona a perícia INSS? Calma! Pois neste post fizemos um guia completo sobre esse assunto. Então, confira e saiba mais!

Veja aqui quais são os benefícios INSS!

Como funciona a perícia INSS?

Perícia INSS

A perícia INSS funciona da seguinte forma: o indivíduo que deseja obter um auxílio do governo, faz o pedido para realizar uma avaliação médica, juntamente com médicos especializados, a fim de comprovar que não tem mais condições de trabalhar, e por isso precisa de ajuda financeira.

Assim, os médicos responsáveis pelo caso fazem a avaliação.E se de fato for comprovado que a pessoa não possui mais condições físicas de realizar o seu trabalho, eles emitem um relatório justificando qual o motivo do indivíduo necessitar do auxílio dado pelo governo.

Publicidade

A perícia é uma forma de garantir que apenas as pessoas que precisam do auxílio, recebam o mesmo. Assim, sem haver nenhuma falcatrua.

Em que casos é preciso fazer a Perícia INSS?

É preciso fazer a perícia do INSS quando o cidadão solicita o recebimento de benefícios do Governo Federal, porque se encontra com condições físicas que não permitem mais que o mesmo trabalhe.

Com o intuito de diminuir a superlotação, o INSS decidiu que para realizar a avaliação médica, é necessário o cidadão agendar a perícia INSS antecipadamente.

Publicidade

Sendo assim, a instituição disponibiliza diversos meios para realizar o agendamento. E cabe ao cidadão escolher se prefere fazê-la presencialmente nos postos do INSS, ou através do telefone ou da internet.

Telefone

O agendamento da perícia pode ser realizado através do telefone, basta ligar para a central de atendimento da instituição por meio do número 135, nos dias de segunda a sexta, das 7 horas às 22 horas.

Presencial

Também é possível agendar a perícia INSS presencialmente, indo até a algum posto da instituição. Os horários de atendimento da agência são de segunda a sexta, das sete horas às 17 horas.

Online

Você também pode realizar o agendamento online por meio do site Meu INSS, ou através do portal do Dataprev.

Agendar Perícia INSS pela Internet

Depois é só consultar o resultado da perícia do INSS pelo CPF.

Mudanças no INSS em 2019

Houve algumas mudanças no INSS em 2019. A principal delas é que as pessoas que já possuem o benefício, precisam realizar novamente a avaliação médica.

E a outra mudança importante foi que o número de médicos que farão a avaliação médica mudaram, e a quantidade será determinada de acordo com a gravidade do problema do indivíduo.

Então, já sabe como realizar a perícia do INSS? Faça agora mesmo o seu agendamento, e não perca a chance de obter todos os benefícios proporcionados pelo Governo Federal.

Você já agendou a perícia do INSS ou ainda vai agendar? Compartilha a sua experiência com a gente e com os outros leitores, comentando aqui embaixo!