Como funciona o portal Meu INSS?

Como funciona o portal Meu INSS?

Aposentados ou pensionistas não precisam mais se dirigir a uma unidade física do INSS a fim de serem atendidos. Com a popularização cada vez maior da internet, atualmente, com poucos cliques, é possível tirar dúvidas, verificar o status de seu benefício e até mesmo agendar atendimentos através do Portal Meu INSS.

Entretanto, apesar de existir a possibilidade do uso do meu INSS net, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento. E assim, acabam se deslocando a um posto de atendimento, enfrentando horas de filas e saindo frustrados de lá.

A fim de ajudar aqueles que precisam de atendimento previdenciário e não sabem como resolver esses problemas de forma virtual, elaboramos um guia detalhado falando mais sobre o funcionamento do meu INSS, e como o sistema pode lhe ajudar a conseguir a ajuda que precisa.

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Como funciona o portal Meu INSS

O que é o Portal Meu INSS?

O Portal Meu INSS é um serviço criado pelo governo federal a fim de oferecer mais possibilidades aos cidadãos. Assim, agilizando o atendimento oferecido aos segurados ou àqueles que precisam requerer algum dos serviços ofertados pelo INSS.

A medida nasceu da ideia de desafogar as agências, superlotadas com pessoas que, muitas vezes, não conseguiam ser atendidas a tempo. E assim acabavam colecionando diversas idas a um posto do INSS.

Além de meses a fim de obter benefícios, como aposentadorias ou pensões, por falta de documentos ou certidões erradas.

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Como o meu INSS funciona?

A fim de utilizar os serviços eletrônicos do INSS, o segurado precisa acessar o portal, em https://meu.inss.gov.br. Uma vez na página, é preciso clicar em meu INSS cadastro e fazer sua inscrição.

CADASTRO NO MEU INSS

Meu INSS Cadastro

A fim de acessar o meu INSS net, como dissemos, é necessário realizar um cadastro, informando alguns dados pessoais.

CADASTRO NO MEU INSS - PASSO 1

O portal irá pedir o número do CPF do interessado e uma senha. Escolha um código forte, com letras e números, combinados de forma que você não se esqueça.

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Em seguida, é necessário digitar algumas letras ou números informados no canto esquerdo da página.

Esse recurso é utilizado a fim de que a página saiba que quem está tentando fazer o cadastro é uma pessoa, e não um robô ou outro invasor que esteja tentando roubar informações.

Logo depois de digitado o código, o cadastramento poderá prosseguir. Contudo, a fim de que seja concluído é necessário que o interessado ligue no número 135, a central de atendimento da Previdência Social.

Durante o contato telefônico, será ensinado um passo a passo que, concluído, lhe dará acesso aos serviços oferecidos pelo meu INSS. A ligação para a central de atendimento da Previdência Social é gratuita. E além disso, pode ser feita tanto de um telefone fixo como de um celular.

Quais os serviços encontro no portal Meu INSS?

O Meu INSS gov BR oferece uma gama de serviços aos interessados em resolver algum problema com o INSS ou fazer uma solicitação.

Pelo endereço eletrônico é possível, por exemplo, fazer a solicitação inicial para a aposentadoria urbana e pedir o salário maternidade.

MEU INSS - SERVIÇOS OFERECIDOS

É possível, também, utilizar o meu INSS cnis a fim de consultar o extrato previdenciário. Assim, onde constam todas as contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de toda sua vida laborativa.

O portal oferece, também, um serviço para que o trabalhador simule seu tempo de contribuição. Sabendo assim se já está apto para solicitar sua aposentadoria. É possível, também, fazer agendamentos ou requerimentos via internet.

Além disso, no portal meu INSS também é possível:

  • Verificar o histórico de crédito de benefício
  • Obter a carta de concessão enviada quando um benefício é concedido
  • Agendar uma perícia médica
  • Saber qual o resultado deste exame

O serviço permite também gerar o extrato de empréstimo consignado e o extrato de imposto de renda, usado no momento da declaração, consultar a declaração de benefício – nada consta e consultar a revisão do benefício.

A quem precisa receber atendimento presencial, o portal oferece a possibilidade de localizar o endereço da agência mais próxima de sua residência ou, ainda, alterar os dados de contato.

Como é feita a consulta ao meu benefício do INSS?

Dentre os serviços oferecidos pelo meu INSS net, um dos que mais ajudam os brasileiros é a possibilidade de fazer a consulta a seu benefício do INSS.

Para utilizar essa ferramenta, basta acessar o site, no endereço www.meu.inss.gov.br. Em seguida, informar o login criado no momento do cadastramento. Depois, basta escolher a opção de consulta ao benefício, na lista de serviços oferecidos pelo portal.

Nessa opção, o cidadão pode acompanhar seu pedido, caso tenha feito a solicitação para receber pensão, aposentadoria ou auxílio. Esse serviço permite também acompanhar o resultado da perícia, caso o exame tenha sido pedido para a concessão ou manutenção do benefício.

Podem ser consultados no meu INSS benefícios como aposentadoria por tempo de serviço, aposentadoria por idade, pensão por morte, auxílio doença ou salário maternidade.

Recuperação da senha de acesso

Como todos os serviços que utilizamos online e possuem uma senha de acesso, em alguns casos, podemos perder o login utilizado, o que pode causar bastante dor de cabeça, sobretudo a quem não pode se deslocar até o ponto de atendimento físico.

No caso do meu INSS, a perda de login impede o acesso aos serviços oferecidos. Mas, assim como tudo na internet, é possível recuperar seu acesso à plataforma.

Para isso, basta acessar o site meu.inss.gov.br. Logo depois clicar em entrar e escolher a aba onde é necessário fazer login. Em seguida, basta entrar na janela onde o usuário precisa fazer seu cadastro.

Aqui, é preciso informar novamente todos os dados pessoais preenchidos durante o cadastro inicial (número do CPF, data de nascimento, nome completo, um e-mail válido, nome da mãe e um número de telefone celular) e informar também o estado onde está.

Depois de preenchido o cadastro, o segurado deve ligar novamente para o serviço de atendimento da Previdência Social, no número 135 e seguir os passos informados durante a ligação.

Para não perder sua senha, procure cadastrar um código que seja de fácil assimilação. Mas não que não tenha sequências simples. Como contém seus dados pessoais, evite passar sua senha a terceiros.

Com esses cuidados, você poderá aproveitar todos os benefícios do portal INSS.

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